04.OUTUBRO.2016 início

Visitas à exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto

 

 

Exposição "Aos Olhos de Eduardo" está patente no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante.

 

Durante a última semana de setembro e a primeira semana de outubro, os alunos de Educação Visual (3º Ciclo) da Escola EB2/3 de Amarante visitaram a mostra do fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto patente no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

Do célebre fotógrafo amarantino, falecido em 2009, são aqui apresentadas 80 obras que retratam um olhar poético sobre a realidade amarantina de há cinquenta anos atrás.

Posteriormente, com a ajuda de editores de imagem, alguns destes alunos irão trabalhar sobre esta coleção no sentido de apresentarem as suas interpretações digitais em policromia.

 

 

05.MAIO.2016 início

Alunos do 9º ano visitaram Museu de Serralves

 

Luminárias de Tobias Rehberger numa fotografia da professora CIDÁLIA DIAS.

 

No dia 5 de Maio, quinta-feira, os alunos do 9º ano da EB2/3 de Amarante e EBI do Marão visitaram mais uma vez o Museu de Serralves e a zona histórica da cidade do Porto, no âmbito da disciplina de Educação Visual.

Em Serralves a exposição dominante abordou o período da Pop-Art e as 59 light bulbs de Tobias Rehberger (na imagem). Pela cidade, a Cooperativa Árvore, o Centro Português de Fotografia, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Aliados, Ribeira...

Participaram nesta visita 96 alunos e 6 professores.

 

 

05.ABRIL.2016 início

iniciativa alunoscriativos.net

Prémio do concurso de selfies de 2016 foi entregue na Casa da Juventude de Amarante

 

 

 

Os vencedores Leonor Costa (ao centro), Diana Rodrigues e Jorge Orlando.

 

A aluna Leonor Costa foi a grande vencedora da segunda edição do concurso de selfies com o título "Em Amarante sou feliz!", tendo recebido como prémio um telemóvel. Os segundo e terceiro classificados foram os alunos Diana Rodrigues e Jorge Orlando. Todos receberam o livro de fotografia "Retratos e transfigurações", editado em 2015, da autoria do fundador da plataforma Alunos Criativos e professor de Educação Visual da EB 2/3 de Amarante.

A iniciativa foi integrada na Semana Inter-Escolas Saúde/Natura 2016, com exposição na Casa da Juventude de Amarante entre 5 e 10 de abril.

Organizada pelos Alunos Criativos e Agrupamento de Escolas de Amarante, a mostra de selfies e trabalhos de pintura sobre património local contou com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.

 

 

 

Simultaneamente, esteve patente a exposição de pinturas dos alunos do 9º ano/2016.

 

 

25.JANEIRO.2015 início

Até 29 de fevereiro

concurso de selfie's 2016:

em Amarante sou feliz!

 

Concurso de selfie's 2016: EM AMARANTE SOU FELIZ!

 

A 2º edição do concurso de selfies está aberta até 29 de fevereiro de 2016, destina-se a todos os alunos do Ensino Básico das escolas de Amarante e tem como prémio um telemóvel no valor de 60 euros.

 

regulamento

 

Ponto 1. O site alunoscriativos.net leva a efeito, até ao próximo dia 29 de fevereiro de 2016, um concurso de fotografia com o título SELFIE'S: EM AMARANTE SOU FELIZ!

{ A direção do Agrupamento de Escolas de Amarante é coorganizadora desta iniciativa, que conta com os apoios da Câmara Municipal de Amarante, Casa da Juventude de Amarante e projeto Amarante Rede Social. }

 

Ponto 2. O concurso acima referido está aberto a todos os alunos do Ensino Básico das escolas do concelho de Amarante.

 

Ponto 3. Deve perceber-se das fotografias concorrentes que se tratam de selfies, individuais ou de grupo.

 

Ponto 4. O tema obrigatório deste concurso é a cidade de Amarante, podendo abordar a arquitetura, paisagem ou pessoas.

 

Ponto 5. São aceites fotografias manipuladas por editores de imagem e tomadas por máquinas fotográficas tradicionais, telemóveis ou tablets.

 

Ponto 6. As fotografias devem ser enviadas para o endereço eletrónico do site alunoscriativos.net [ mail@alunoscriativos.net ], identificadas com o nome do autor/autora e local onde foram tiradas.

 

Ponto 7. À melhor selfie será atribuído como prémio um telemóvel no valor comercial de 60 euros. Os três primeiros classificados receberão ainda um livro de fotografia autografado pelo autor.

 

Ponto 8. O júri do concurso será presidido pelo professor coordenador do projeto alunoscriativos.net e incluirá duas outras personalidades a designar oportunamente.

 

Ponto 9. A decisão do júri será justificada em ata, a publicar no site alunoscriativos.net, e sobre ela não haverá lugar a reclamação.

 

Ponto 10. A revelação das selfies premiadas será feita até ao fim do mês de março de 2016.

 

Ponto 11. A participação neste concurso implica que os concorrentes aceitem o presente regulamento e concordem em participar numa exposição dos melhores trabalhos, que deverá realizar-se até ao final do presente ano letivo na Casa da Juventude de Amarante.

 

 

Amarante, 25 de janeiro de 2015.

 

Descarregar CARTAZ

 

11.DEZEMBRO.2015 início

Concurso de selfies 2016

 

Selfie vencedora da edição de 2015.

 

Os Alunos Criativos e a direção do Agrupamento de Escolas de Amarante estão a preparar a segunda edição do concurso de selfies com o título Em Amarante sou feliz! Aproveitem a época natalícia para fazerem já as vossas selfies e habilitem-se a ganhar prémios. Nos próximos dias daremos mais notícias e divulgaremos o novo regulamento.

 

 

30.ABRIL.2015 início

iniciativa alunoscriativos.net

Alunos amarantinos mostraram os seus talentos

 

Notícia FLOR DO TÂMEGA (30 de abril de 2015)

 

«Exposições incentivam a vontade de criar», diz o jornal Flor do Tâmega de hoje, 30 de abril: «Alunos amarantinos mostraram os seus talentos...»

Isto, a propósito da exposição de selfies que esteve patente na Casa da Juventude entre os dias 8 e 12 deste mês.

O nosso muito obrigado ao senhor Delfim Carvalho, diretor daquele jornal.

 

 

22.ABRIL.2015 início

iniciativa alunoscriativos.net

Prémio do concurso de selfies foi entregue na Casa da Juventude de Amarante

 

CAROLINA PINTO (ao centro) na Casa da Juventude de Amarante

 

A aluna CAROLINA PINTO, acompanhada por duas colegas, esteve na Casa da Juventude de Amarante, no dia 8 de abril, para receber o tablet com que foi premiada no concurso de selfies. Naquele espaço estiveram patentes, entre os dias 8 e 12 de abril, a exposição com todas as selfies concorrentes e uma outra sobre Património Local, ambas inauguradas com a presença de representantes da Câmara Municipal e da direção do Agrupamento de Escolas de Amarante.

 

 

20.FEVEREIRO.2015 início

Concurso de selfies:

"Em Amarante sou feliz!"

 

Selfie da aluna CAROLINA PINTO (9ºC da Escola EB2/3 de Amarante)

 

O júri do concurso de selfies com o título “EM AMARANTE SOU FELIZ!” decidiu atribuir o prémio à fotografia da aluna CAROLINA PINTO, da Escola EB2/3 de Amarante, considerando a originalidade de se tratar de uma selfie com S. Gonçalo.

 

A selfie vencedora tem a particularidade de esquadrar na perfeição a figura de S. Gonçalo, de tal forma que a imagem da aluna sugere ser uma estampagem no manto do padroeiro da cidade, reunindo num só instante o antigo, o moderno, o sagrado e o profano.

 

A aluna vencedora irá receber como prémio um tablet Dual Core 7” 4GB, atribuído pelo Agrupamento de Escolas de Amarante e pelo site alunoscriativos.net, organizadores do concurso. Prevê-se que o prémio seja entregue no início do terceiro período letivo, no ato de inauguração de uma exposição com todas as selfies concorrentes.

 

Parabéns à vencedora!

 

 

10.FEVEREIRO.2015 início

Alunos do 9º ano de visita ao Porto

 

Fotografia de JOSÉ CADECO junkeira.blogspot.com

 

Os alunos do 9º ano de escolaridade da EB2/3 de Amarante e EBI do Marão visitaram a cidade do Porto, no dia 6 de fevereiro, no âmbito da disciplina de Educação Visual. De manhã estiveram no Museu de Serralves, e à tarde os diferentes grupos passaram pelo Centro Português de Fotografia, Torre dos Clérigos, Livraria Lello & Irmão, Praça dos Aliados, Ribeira e zonas circundantes. Participaram nesta iniciativa 126 alunos, 9 professores e uma Encarregada de Educação.

 

 

05.DEZEMBRO.2014 início

Visitas à cidade de Amarante

 

Selfie da aluna SARA DIAS (14)

 

Os alunos das turmas do 9º ano de escolaridade, durante as aulas de Educação Visual, estão a realizar visitas de estudo ao centro histórico de Amarante para fotografar paisagens, monumentos e pessoas, no âmbito de uma recolha de elementos para pintura. Nestas visitas, os alunos aproveitam para fazer selfies, com o objetivo de participarem no concurso de titulo “Selfies: Em Amarante sou feliz”. Este concurso está aberto a todos os alunos do 3º ciclo das escolas do concelho de Amarante e decorre até ao dia 6 de fevereiro de 2015. As imagens devem ser apresentadas no tamanho original (médio formato). As fotografias devem ser enviadas para o endereço eletrónico do site (mail@alunoscriativos.net).

Texto e edição HTML: SARA BEATRIZ DIAS e SÓNIA PAULO

 

 

21.NOVEMBRO.2014 início

Até 6 de fevereiro

concurso de selfie's: em Amarante sou feliz!

 

 

Concurso de selfie's EM AMARANTE SOU FELIZ!

 

Concurso de selfies está aberto a todos os alunos do Ensino Básico das escolas de Amarante e tem como prémio um tablet no valor comercial de 50 euros.

 

regulamento

 

Ponto 1. O site alunoscriativos.net leva a efeito, até ao próximo dia 6 de fevereiro de 2015, um concurso de fotografia com o título "SELFIE'S: EM AMARANTE SOU FELIZ".

 

Ponto 2. O concurso acima referido está aberto a todos os alunos do Ensino Básico das escolas do concelho de Amarante.

 

Ponto 3. Deve perceber-se das fotografias concorrentes que se tratam de selfies, individuais ou de grupo.

 

Ponto 4. O tema obrigatório deste concurso é a cidade de Amarante, podendo abordar a arquitetura, paisagem ou pessoas.

 

Ponto 5. São aceites fotografias manipuladas por editores de imagem e tomadas por máquinas fotográficas tradicionais, telemóveis ou tablets.

 

Ponto 6. Os concorrentes devem apresentar as imagens no tamanho original, permitindo assim a sua posterior impressão com qualidade aceitável.

 

Ponto 7. As fotografias devem ser enviadas para o endereço eletrónico do site alunoscriativos.net [ mail@alunoscriativos.net ], identificadas com o nome do autor/autora e local onde foram tiradas, separados por underscore, como no exemplo: antonio_x_largo_de_s_goncalo.jpg

 

Ponto 8. À melhor selfie será atribuído como prémio um tablet de valor comercial de 50 euros.

 

Ponto 9. O júri do concurso será presidido pelo professor coordenador do projecto alunoscriativos.net e incluirá dois outros docentes a designar oportunamente.

 

Ponto 10. A decisão do júri será justificada em ata, a publicar no site alunoscriativos.net, e sobre ela não haverá lugar a reclamação.

 

Ponto 11. A revelação da selfie premiada será feita até ao fim do mês de fevereiro de 2015.

 

Ponto 12. A participação neste concurso implica que os concorrentes aceitem o presente regulamento e concordem em participar numa exposição dos melhores trabalhos, que deverá realizar-se até ao final do presente ano letivo.

 

 

Amarante, 21 de novembro de 2014.

 

Descarregar CARTAZ

 

 

 

 

 

ALUNOS CRIATIVOS notícias

 

© desde 2014

 

Revisto em  www.alunoscriativos.net